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Métricas do Google Analytics para e-commerce

métricas do Google Analytics para e-commerce

Para quem está iniciando no mercado eletrônico, é muito importante conhecer e acompanhar as principais métricas do Google Analytics para e-commerce.

Isso porque, o Google Analytics é uma das principais ferramentas para monitorar e analisar os resultados das ações dos visitantes em uma loja virtual.

A princípio, pode parecer complicado utilizar os recursos da ferramenta, mas vale a pena se esforçar para entendê-la, pois criar estratégias e campanhas e não conseguir analisar os resultados, é desperdício de tempo e dinheiro.

Entretanto, é preciso explicar brevemente a diferença entre métrica e KPI.

O KPI é criado a partir da métrica e tem o objetivo de indicar, de forma numérica ou percentual, se o resultado esperado está sendo cumprido. 

As principais métricas do Google Analytics para e-commerce

Quantidade de usuários

Usuários são clientes únicos. Uma pessoa com vários acessos conta-se apenas um usuário.

Quantidade de sessões 

Número de visitas de cada página da loja, durante um determinado período.

Por exemplo: Um usuário visita um blog toda semana. Portanto, cada visita aumenta mais uma sessão.

Essa métrica não deve ser analisada isolada, pois pode levar a uma conclusão equivocada do negócio.

Abandono de carrinho

Muitas pessoas adicionam produtos ao carrinho mas não finalizam a  compra.

Existem vários processos que podem levar a essa desistência, como por exemplo fechamento de venda muito complicados, falta de informação no fechamento, frete muito caro, etc. 

É importante conhecer os motivos de desistência das compras para poder mudar as estratégias e garantir mais conclusões de vendas.

Conversão

Entre as principais métricas do Google Analytics para e-commerce, a taxa de conversão talvez seja a mais importante quando falamos em vendas.

Essa métrica aponta, por exemplo, o percentual de pedidos feitos para o total de visitantes no site, em um determinado período de tempo.

Vendas por regiões 

Ajuda a identificar onde seu público está concentrado. Com essa informação é possível, por exemplo, intensificar campanhas e destinar melhores verbas para publicações nessa audiência.

Rejeição

Conteúdos fracos, direcionamento de links errados, falta de informação nos produtos, excesso de propaganda, fazem com o público entre no site, não encontre o que procura e saia da loja decepcionado. 

Essa métrica auxilia na mudança de estratégias para evitar a taxa de rejeição.

Custo por aquisição

O custo por aquisição é a relação entre os valores investidos nas estratégias para atrair e converter novos clientes e o número real de novos negócios gerados.

Ticket médio

Por fim, dentre as principais métricas do Google Analytics para e-commerce, podemos incluir a análise do ticket médio.

Através dele é possível ver o giro do negócio e se necessário, planejar e focar no aumento do valor final das compras dos clientes.

Algumas boas estratégias são o frete grátis e descontos progressivos.

Coloque em prática as principais métricas do Google Analytics para e-commerce

Agora que já explicamos um pouco sobre como as métricas podem ajudar no entendimento do comportamento do público, faça um planejamento e acompanhe tudo de perto.

Isso permite mudança de estratégias, se necessário.

Enfim, essas são as principais métricas do Google Analytics para e-commerce e devem ser exploradas ao máximo, pois proporcionam análises que permitem otimizar os investimentos e os resultados.

Quer saber mais sobre o Google Analytics para e-commerce? 

Entre em contato com a gente!

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