Ainda hoje, muitas empresas perdem grandes oportunidades por achar que investir em mídia paga é muito caro.
Por isso, vamos falar um pouco desse assunto e explicar o que é, como funciona e por que essa estratégia é tão importante.
Claramente, no marketing digital existem muitas estratégias para aumentar a visibilidade de uma marca, entretanto, a mídia paga é a que gera, com maior rapidez, aumento tráfego e consequentemente, aumento nas vendas de uma empresa.
Mas, o que é mídia paga?
Mídia paga é toda comunicação que uma marca realiza investindo dinheiro, para alcançar mais rapidamente seu público alvo, num ambiente online mais amplo.
São anúncios pagos que promovem uma marca, produto ou serviço, e permitem alcançar resultados traçados em uma estratégia pré definida, como por exemplo, gerar mais visibilidade, engajamento, leads ou vendas.
Esses anúncios são veiculados em formatos específicos para cada canal de marketing online.
O SEO continua sendo importantíssimo, porém, com a mídia paga é possível alcançar resultados muito maiores e melhores do que apenas com os resultados de buscas orgânicas.
Assim, é preciso entender a diferença entre os tipos de mídia para poder escolher qual é a melhor opção para sua estratégia.
Veja abaixo o exemplo de como o tráfego aqui da Help E-commerce aumentou através de mídias pagas.
Como funciona esse tipo de investimento?
Para traçar uma boa estratégia de marketing digital pago, é preciso definir alguns pontos importantes e fundamentais.
Primeiro é necessário definir o orçamento que será empenhado na campanha.
O segundo passo é definir para qual público alvo pretende-se atingir com o conteúdo.
Por último, quanto tempo será veiculada a campanha.
É possível patrocinar links, anúncios, posts, vídeos e outros conteúdos aplicáveis no espaço online.
Assim, após o início da campanha, o pagamento será feito de acordo com as atividades que os usuários executarem,como por exemplo, clicks e visualizações, de acordo com as ações definidas.
É o que chamamos de PPC, pagar por clique.
Qual é a diferença entre mídia paga, própria e orgânica?
Como explicado anteriormente, mídia paga é aquela que envolve um investimento direto no espaço publicitário.
Já a mídia própria é aquela que é divulgada nos canais de sua empresa, como seu site, blog e redes sociais. Ou seja, você possui controle absoluto sobre o conteúdo divulgado e pode usar estratégias, como SEO, por exemplo, para aumentar seu tráfego orgânico.
Porém, tráfego orgânico, não é a mesma coisa que mídia orgânica.
A mídia orgânica é gerada pelo público, através do engajamento com seu conteúdo, por meio de avaliações positivas, menções, compartilhamentos, recomendações e qualquer interação espontânea em suas mídias próprias ou pagas.
A mídia orgânica é uma divulgação muito valiosa. É feita de forma gratuita, é uma prova social, conquistada diretamente com as outras formas de mídia, ou própria ou paga.
A combinação de mídia própria e mídia paga, gera um alto potencial de sucesso no marketing digital.
Quais as vantagens de investir em mídia online?
Agora que já explicamos as diferenças entre as principais mídias online, vamos falar quais são as vantagens de pagar para divulgar seu conteúdo em diferentes canais da internet.
Flexibilidade de investimentos
É possível alcançar muitas pessoas, mesmo com um valor relativamente baixo de orçamento, basta segmentar de forma correta o público alvo de cada campanha e definir em qual canal de divulgação o valor disponível para investir, será melhor empregado.
Variedade de canais e formatos de mídia para divulgação
Existem inúmeros canais e formatos para divulgar sua marca.
No Google Ads, por exemplo, há opções de anúncios em texto, gráfico, formato responsivo e vídeo.
Já o Facebook Ads oferece formatos de imagem, vídeo, carrossel, experiência instantânea, coleção e muito mais.
Rapidez nos resultados
Já no início da divulgação das campanhas pagas é possível acompanhar os resultados.
Isso é muito útil para quem tem pouco tempo para divulgar algum produto, serviço, alcançar rapidamente reconhecimento de marca, divulgar seu negócio, se destacar da concorrência em curto prazo, dentre outras estratégias.
Resultados mensuráveis
Com a mídia paga é possível acompanhar todos os dados e se necessário, tomar decisões, aproveitando o potencial dos anúncios ao máximo.
O acompanhamento desses dados é possível pois, em todos os canais de mídia paga, existem ferramentas de analytics e insights que mostram o caminho do sucesso, mostrando quais públicos dão mais resultados para cada tipo de conteúdo.
Quais são os canais de mídia paga?
Já falamos da importância da mídia paga para qualquer estratégia de marketing digital.
Agora vamos apontar quais são os principais canais usados atualmente para esse tipo de divulgação.
Google Ads
O Google Ads é a plataforma oficial de publicidade online do Google.
A plataforma permite definir um orçamento total ou diário, uma duração para campanha e limites de lance de acordo com o valor a ser pago por cada clique ou visualização, para links patrocinados, ou seja, anúncios pagos que aparecem no topo do buscador quando você faz uma pesquisa.
Dentro do Google Ads existem outras ferramentas que permitem que cada empresa escolha qual o melhor formato de veicular cada anúncio de suas campanhas, como por exemplo:
- Google Search
- Google Shopping
- Google Display
YouTube
A plataforma permite a veiculação de anúncios em vídeo com vários formatos e durações, além de inúmeras opções de segmentação.
Facebook Ads
O Facebook Ads permite veicular anúncios de imagem, vídeo e carrossel.
Anunciar no Instagram Empresas oferece formatos em imagem, vídeo, carrossel e coleção.
Os usuários desta rede têm o costume de seguir marcas, clicar em anúncios e fazer compras pelo app.
O WhatsApp é usado como mídia paga quando a empresa adiciona o botão “Enviar mensagem” aos seus anúncios do Facebook e do Instagram para abrir uma conversa diretamente no WhatsApp Business.
O LinkedIn Ads é o recurso que empresas utilizam para anunciar na maior rede social profissional do mundo.
A plataforma possui mais de 630 milhões de profissionais ativos e ferramentas semelhantes às do Google Ads.
Mídia paga
Concluindo, podemos dizer que, investir em mídia paga é aproveitar as melhores oportunidades do marketing digital.
Portanto, vale a pena direcionar uma parte do seu orçamento para a publicidade online, pois terá uma fonte poderosa de geração de tráfego e relevância em favor da sua marca.